segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Balé Jazz de Montreal

O Brasil recebeu um dos grupos de dança contemporânea mais elogiados pela crítica mundial. Domingo passado, o Ballet Jazz de Montreal apresentou-se em Porto Alegre. Também conhecido como bjm_danse, a companhia apresentou duas coreografias, "Short Works : 24 (24 curtas)" e "Les Chambres des Jacques", explorando correntes contemporâneas inspiradas no jazz moderno, com elementos da dança clássica.

Em "Short Works: 24" o conjunto coreográfico de dez bailarinos trazia figurinos que variavam do marrom ao areia, passando pelo ocre e o bege. Cada uma das pequeninas 24 peças coreográficas, aparentemente independentes, na verdade ligam-se umas às outras. Os bailarinos são pequenas engrenagens colocadas em meio a outras. Movimentam-se sincronizadamente, quebram o ritmo e ensaiam movimentos independentes, encaixando-se perfeitamente a mecânica que a trilha sonora traduz.

Na segunda apresentação, no entanto, quando o grupo se apresenta no todo, bailarinos e engrenagens parecem romper a mecânica. A sensualidade sempre presente, torna-se mais densa e os bailarinos mais humanos, alegres, intensos e provocadores. A trilha sonora bebe da tradição folclórica, misturada com o clássico e o contemporâneo.

Em suma, um espetáculo de extrema sensibilidade, na junção de coreografia e música e na interpretação de seus bailarinos. Mais sobre: http://www.bjmdanse.ca/ ou Canal youtube do bjmdanse http://www.youtube.com/user/bjmdanse

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Manhã Transfigurada

Primerio Longa-metragem de Santa Maria, dirigido por Sérgio de Assis Brasil, teve pré-estreia em Gramado. Manhã Transfigurada nos convida a uma volta ao passado, meados do século XIX. Estamos no interior do Rio Grande do Sul e uma jovem é prometida em casamento para um rico estancieiro. Quando a união se efetiva, ele descobre um segredo da moça e a mantém prisioneira.

O filme é um projeto de 9 anos, que o diretor Sérgio de Assis Brasil teve a idéia de levar para as telas o romance homônimo de autoria de seu primo, Luiz Antônio de Assis Brasil. A adaptação primeiramente foi pensada para a televisão, mas logo se direcionou ao cinema. E então começaram os percalços no caminho do filme.

A protagonista do filme, a gaúcha de Santa Maria, Manuela Monte, atualmente é contratada da Globo e trabalhou em novelas e no sucesso A Casa das Sete Mulheres. O diretor do longa, Sérgio Assis Brasil infelizmente não conseguiu ver seu filme ganhar os cinemas: ele morreu no final do ano passado. Mas, finalmente Manhã Tranfigurada vai ver a sala escura dos cinemas.

Segundo Alvaro de Carvalho Neto, produtor do filme, a exibição do longa em Santa Maria ocorrerá durante o Festival de Vídeo e Cinema, que acontece em novembro. Uma exibição em Porto Alegre está sendo negociada também. E, a partir daí, o filme iniciará sua circulação pelos festivais de cinema, fortalecendo seu lançamento nacional nas salas comerciais, em 2009.