Quinto e último episódio da série ensaio visual do seminário ‘Altos Estudos Fronteiras do Pensamento’, criada para a internet, O Passageiro Obscuro tem como astro principal o cineasta David Lynch.
Dirigido por Davi de Oliveira Pinheiro, O Passageiro Obscuro foi filmado em dois dias na cidade de Porto Alegre – quando da visita de Lynch à Capital. O filme é uma viagem pela mente do cineasta americano, conhecido no mundo inteiro por seus filmes que constroem mundos oníricos.
O ponto de partida do processo de criação do filme foi uma entrevista com o diretor . “A entrevista com Lynch é um experimento visual e sonoro, para testar o quanto uma opinião pode se tornar ficção, algo completamente diferente do intento original”, explica Davi de Oliveira Pinheiro. “O curta foi estruturado sobre atmosfera e instinto, com o uso de livre associação", acrescenta. Filmado nos trilhos da América Latina Logística (ALL), perto do aeroporto, a curta história brinca com a questão das barreiras de linguagem, já que os personagens se entendem apesar de falarem idiomas diferentes. “É um filme muito mais sonoro do que visual”, encerra Pinheiro.
Os cinco episódios da série Fronteiras do Pensamento: Ensaios Visuais trouxeram entrevistas e experimentações cinematográficas com vários nomes do cinema e das artes. Além de David Lynch, fizeram parte dos curtas dirigidos por diretores brasileiros Beto Brant, Philip Glass, Fernando Arrabal, José Padilha e Wim Wenders (De Volta ao Quarto 666, dirigido por Gustavo Spolidoro). A série de episódios foi realizada em paralelo ao seminário internacional Fronteiras do Pensamento (2007-2008). O curta O Passageiro Obscuro pode ser visto na internet, pelo link http://www.youtube.com/watch?v=55LcAZ_3BhA