Programação mensal da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), há seis anos o seminário O Divã e a Tela vem promovendo o diálogo entre a psicanálise e o cinema. A programação acompanha a temática de trabalho da APPOA de 2010: o Ato Analítico. A coordenação é dos psicanalistas Robson de Freitas Pereira e Enéas de Souza, editor da revista Teorema. Nesta sexta-feira, dia 16, às 19h, o filme em debate é “Sinfonia de Paris”.
Construído a partir de canções e composições de George e Ira Gershwin, o musical Sinfonia de Paris (An American in Paris) tem a assinatura do mestre Vincente Minnelli, um dos maiores nomes do cinema norte-americano. O filme conta a história de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, agora pintor (Gene Kelly), que ama Paris e vive em Montmartre. Lá, ele conhece uma rica herdeira americana (Nina Foch), que deseja do pintor algo mais que seus quadros. Mas, ao saírem juntos pela primeira vez, ele se apaixona por uma vendedora de perfumes (Leslie Caron), que está noiva.
As sequências de dança são embaladas pela música dos irmãos Gershwin, que acentuam o caráter romântico do filme. O balé final possui 18 minutos de duração, tempo inédito para os padrões de Hollywood. Ele acontece quando o personagem de Kelly entra no mundo da fantasia em busca de sua amada, percorrendo locais familiares de Paris como a Place de l’Étoile, o Mercado de Flores da Madeleine, a Praça da Concorde e um café em Montmartre. São cenários que reproduzem e homenageiam os estilos de seis famosos pintores: Manet, Renoir, Utrillo, Van Gogh, Rousseau, Dufy e Toulouse-Lautrec. Sinfonia de Paris é considerado um melhores musicais de todos os tempos.
Local: Sede da APPOA (Rua Faria Santos, 258 – Porto Alegre)
Mais informações pelo telefone (51) 3333-2140
Virtual Ritual
Há um ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou deste texto?