sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Antonioni em Porto Alegre

Sábado, dia 16 de outubro, acontece o encontro com o diretor gaúcho Fabiano de Souza e o cinema de Michelangelo Antonioni. Cineasta italiano falecido em 2007, Antonioni tem suas bases no cinema social neo-realista, mas foi a partir dos filmes de temática intimista, como A Aventura, A Noite e O Eclipse, que ganhou notoriedade. Seu mais badalado filme, no entanto, é Blow-Up, conhecido no Brasil como Depois Daquele Beijo. Marco da contracultura, a linguagem usada no suspense deste filme marcou a década de 60.

Em Blow-up, a maneira como Antonioni aborda o feticismo pela imagem, através do erotismo, da moda, da música, revelam os mistérios e desejos de uma geração, dando até hoje o que falar. Mas a trama não é simples, pois a ação está no espaço entre os personagens, no entra e sai de cena, naquilo que a câmera ora revela, ora esconde.

Segundo Fabiano, “Antonioni é o diretor que ensina que todos os elementos do enquadramento devem trabalhar na composição da imagem. Pintura em movimento, o cinema do realizador italiano pulsa, berra, enquanto seus personagens ficam quietos, atônitos, diante de uma realidade que se transfigura em problemática existencial.” Para o debatedor, Antonioni ajudou a abrir novos paradigmas para toda uma geração. “Antonioni discutiu os problemas da nossa época demarcando os limites do próprio ser humano perante o mundo - o que são os livros perante a morte? O que é o real perante a imagem? O que é o cotidiano perante o prazer efêmero?”, destaca. “Dentro desse universo em permanente queda, ele - como ninguém - filmou espelhos, escadas e paisagens. E mais do que tudo, mulheres. Não por acaso, chamava-se MICHELANGELO.”, brinca Fabiano.

Olhares sobre o cinema acontece há três anos, com o objetivo de apresentar novas reflexões sobre o cinema, narrativas e técnicas. O Ciclo Diretores promove três encontros sobre diretores cujos filmes se destacam pela arte, a direção e a montagem, respectivamente. O encontro no sábado, dia 16, visa apresentar reflexões sobre a estética, estratégias e processo criativo de Antonioni, com a exibição de um filme e debate.

Fabiano de Souza é professor da Faculdade de Comunicação da PUCRS, nos cursos de Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda. Doutor em Comunicação Social pelo PPGCOM da PUCRS. Editor da Revista Teorema - Crítica de Cinema, onde já escreveu sobre Abel Ferrara, Marco Belocchio, Spike Lee, e outros. Roteirista e diretor de cinema e TV, com filmes como "Um Estrangeiro em Porto Alegre" (1999), "Cinco Naipes" (2004) e "A última Estrada da Praia", seu primeiro longa-metragem, lançado este ano no Festival de Gramado.

Olhares sobre o cinema – Ciclo Diretores tem apoio da Associação Amigos do Museu Julio de Castilho, sendo realizado pela produtora Curta o Circuito Produtora, em parceria com o Museu Julio de Castilhos e Secretaria do Estado da Cultura.

Encontro Olhares Sobre o Cinema – Ciclo Diretores
Dia 16/outubro | A Direção de Antonioni
Sábados, das 13h às 18h | Museu Julio de Castilhos – Porto Alegre
Inscrições pelo site www.curtaocircuito.art.br.
Mais informações: (51) 3024-2337.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou deste texto?