Vicente Moreno ministra oficina sobre Montagem, nos sábados de setembro a outubro.
Quando assistimos a um filme, somos capazes de sentir as limitações físicas e angústias dos personagens. Quem nunca sofreu com uma corrida contra o tempo, do mocinho para salvar sua amada, amarrada aos trilhos do trem? Pois o ritmo e intensidade das cenas são definidos na montagem, uma etapa invisível aos olhos, mas essencial ao filme. Assim, a Curta o Circuito, em parceria com o cineasta, Vicente Moreno, realiza a oficina de Montagem, sábados à tarde, de 10 de setembro a 1º de outubro.
Muitos dizem que um roteiro ruim pode ser salvo no processo de montagem. Da mesma forma que um bom roteiro pode se perder, se a montagem for precária. Como isso acontece? A proposta da oficina é desvendar estes e outros mitos e tornar palpável uma das mais essenciais etapas da realização cinematográfica. Os elementos fundamentais da montagem (narrativa, ênfase, ritmo e fluência) serão estudados a partir de diferentes vertentes históricas, refletindo sobre as ideias de pensadores como Eisenstein, Bazin e sobre o cinema contemporâneo.
Vicente Moreno é roteirista, diretor e montador, graduado em Realização Audiovisual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em roteiro e montagem. É professor do módulo de montagem e roteiro, no curso de Especialização em Cinema da mesma universidade. Atua no mercado audiovisual desde 2006 como roteirista, montador e diretor de longas-metragens, médias, curtas e programas para a televisão. É diretor dos curtas-metragens "Sem Sinal" (vencedor do prêmio Histórias Curtas 2009) e "Mãos Dadas”. Entre os longas-metragens, os mais conhecidos são “Ainda Orangotangos” (2007), como assistente de direção; “A Última Estrada Para Praia” (2010), como co-roteirista e assistente de direção, e "ABSOLUTO - Internacional Bicampeão da América", como diretor.
A oficina Montagem é a sexta, de uma série de sete, que compreendem o ciclo Por dentro da Trama. O ciclo visa à compreensão mais aprofundada sobre os elementos da linguagem cinematográfica. Com este foco realizamos as oficinas sobre o roteiro, a direção, a fotografia, a direção de arte, a trilha sonora e , agora, sobre a montagem. ‘O filme e suas Conexões’, com Enéas de Souza, será a que encerra o ciclo, propondo uma análise crítica e filosófica sobre os assuntos anteriores. O projeto é uma realização da produtora Curta o Circuito e, neste ano, tem apoio da locadora E o Vídeo Levou, Apema Locações de Equipamentos e Televisão Educativa do RS, TVE. As inscrições são feitas pelo site www.curtaocircuito.art.br . Mais informações pelos telefones 3062-4370 ou 93-272855, com Isabel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou deste texto?