segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Balé Jazz de Montreal

O Brasil recebeu um dos grupos de dança contemporânea mais elogiados pela crítica mundial. Domingo passado, o Ballet Jazz de Montreal apresentou-se em Porto Alegre. Também conhecido como bjm_danse, a companhia apresentou duas coreografias, "Short Works : 24 (24 curtas)" e "Les Chambres des Jacques", explorando correntes contemporâneas inspiradas no jazz moderno, com elementos da dança clássica.

Em "Short Works: 24" o conjunto coreográfico de dez bailarinos trazia figurinos que variavam do marrom ao areia, passando pelo ocre e o bege. Cada uma das pequeninas 24 peças coreográficas, aparentemente independentes, na verdade ligam-se umas às outras. Os bailarinos são pequenas engrenagens colocadas em meio a outras. Movimentam-se sincronizadamente, quebram o ritmo e ensaiam movimentos independentes, encaixando-se perfeitamente a mecânica que a trilha sonora traduz.

Na segunda apresentação, no entanto, quando o grupo se apresenta no todo, bailarinos e engrenagens parecem romper a mecânica. A sensualidade sempre presente, torna-se mais densa e os bailarinos mais humanos, alegres, intensos e provocadores. A trilha sonora bebe da tradição folclórica, misturada com o clássico e o contemporâneo.

Em suma, um espetáculo de extrema sensibilidade, na junção de coreografia e música e na interpretação de seus bailarinos. Mais sobre: http://www.bjmdanse.ca/ ou Canal youtube do bjmdanse http://www.youtube.com/user/bjmdanse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou deste texto?