O Ciclo


"Arte é exercício do olhar. Quando você aprende a ver, mais vê."

Dirigido para pessoas que gostam de cinema e querem saber mais sobre esta arte.  Por dentro da Trama é um ciclo de oficinas que apresenta os fundamentos sobre a narrativa cinematográfica, quanto ao ROTEIRO, DIREÇÃO, FOTOGRAFIA, ARTE, TRILHA SONORA, MONTAGEM E CRÍTICA.

Olhares Sobre o Cinema teve seu início em 2008, quando promovemos a primeira edição do Por dentro da Trama. Foram cinco oficinas interligadas por um filme, onde analisamos  roteiro, direção, trilha sonora, direção de arte e a relação do cinema com as artes plásticas.  Nosso objetivo era identificar os elementos da linguagem e discutir sobre eles com uma atividade prática. Dos resultados desse trabalho, evoluímos a discussão para outro patamar, onde visando um olhar mais crítico sobre cinema e indústria, realizamos a oficina Crítica Cinematográfica com Enéas de Souza, em 2009.     

Em 2010, Olhares Sobre o Cinema – Ciclo Diretores compreendeu três encontros sobre a obra dos diretores David Cronenberg, Michelangelo Antonioni e Jean-Luc Godard com enfoque na arte, direção e montagem, respectivamente. Cada encontro foi ministrado por um convidado, sendo eles Enéas de Souza, Fabiano de Souza e Milton do Prado. Todos, professores de Ensino Superior e integrantes da revista Teorema Crítica de Cinema.  


Além de apresentar e discutir sobre teorias e técnicas, Olhares Sobre o Cinema visa à formação e sensibilidade do olhar para que aqueles que gostam de cinema tenham melhores entendimentos sobre as artes audiovisuais. Essa sensibilidade permite um degustar e produção mais apurados, pois arte é um exercício do olhar. Quando você aprende a ver, mais vê.


Programa 2011

Abril |2, 9, 16 e 30
Vicente Moreno
 – ROTEIRO

Maio |7,14,21 e 28
Vicente Moreno
– DIREÇÃO

Junho |4,11 e 18

Bruno Polidoro
– FOTOGRAFIA


Julho | 2,9,16 e 23
William Valduga
- DIR. DE ARTE

Agosto| 6,13,20 e 27

Arthur de Faria
- TRILHA SONORA

Setembro |3,10,17 e 24
Vicente Moreno
– MONTAGEM

Outubro | 6,13,20 e 27
Enéas de Souza
- O FILME E SUAS CONEXÕES

Ciclo Olhares - POR DENTRO da Trama
Público-alvo: não há pré-requisito.
Sábado à tarde | 14h às 17h


Valor e incrição pelo site: http://www.curtaocircuito.art.br/
Mais informações: (51) 3024-2337  ou 93-272855 com Isabel - Porto Alegre