Nós

Ministrantes 2011

Vicente Moreno. Roteirista, Diretor e Montador.
Graduado em Realização Audiovisual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em roteiro e montagem. É professor do módulo de montagem e roteiro, no curso de Especialização em Cinema da mesma universidade. Atua no mercado audiovisual desde 2006 como roteirista, montador e diretor de longas-metragens, médias, curtas e programas para a televisão. É diretor dos curtas-metragens "Sem Sinal" (vencedor do prêmio Histórias Curtas 2009) e "Mãos Dadas”. Entre os longas-metragens, os mais conhecidos são “Ainda Orangotangos” (2007), como assistente de direção; “A Última Estrada Para Praia” (2010), como co-roteirista e assistente de direção, e "ABSOLUTO - Internacional Bicampeão da América", como diretor.

Bruno Polidoro. Diretor de Fotografia. Graduado em Realização Audiovisual e mestre em Comunicação pela Unisinos/RS. É professor de Direção de Fotografia no curso de Realização Audiovisual e de Imagem no curso de Especialização em Cinema, ambos na Unisinos. Atua como diretor e diretor de fotografia em filmes, videoartes e programas de televisão. Entre seus trabalhos destacam-se a fotografia dos curtas em 35mm "Aos pés", de Zeca Brito, e "Peixe Vermelho", de Andreia Vigo, e dos longas-metragens "O guri", de Zeca Brito, e "Dromedário no Asfalto", de Gilson Vargas. Como diretor realizou os curtas "Pela passagem de uma grande dor" (2006) e "O vazio além da janela" (2008). Em 2010, recebeu o prêmio de melhor fotografia no Festival de Gramado – Mostra Gaúcha (pelos filmes "Peixe Vermelho" e "Um animal menor"), FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul (pelo filme Um animal menor), Festival de Guarnicê (pelo filme Enciclopédia), entre outros. Atualmente, está em processo de finalização do longa-metragem Sobre sete ondas verdes espumantes, no qual atua como diretor e fotógrafo. É sócio da produtora Besouro Filmes.



William Valduga. Cenógrafo e Diretor de Arte
Graduado em Realização Audiovisual pela Unisinos. Técnico em Cenografia pelo SENAC de São Paulo, Wiliam faz  Arquitetura e Urbanismos na UniRitter. Atuando há mais de quatro anos no mercado, com trabalhos realizados para curtas e médias para cinema e televisão. Entre eles destaca já ter participado da equipe de arte dos programas de televisão “Que Marravilha”, canal GNT;  “Mulher de Fases”, canal HBO;  como diretor de arte em “Trocam-se Bolinhos por Histórias de Vida”, “Mãos dadas” e “Silêncio”  para o projeto Histórias Curtas RBSTV, todos em 2010. Além de atuar na equipe de arte dos longas-metragens  “Cão sem dono” (2006), “Ainda Orangotangos” (2007), “Insônia” (2007)  e “Cabeça a Prêmio”(2008).

Arthur de Faria. Jornalista, músico e produtor.
Trabalha há 17 anos em rádio, na Pop-Rock FM, onde, há 12, é um dos apresentadores do programa Cafezinho. Produtor de 26 discos; dirigiu uma dezena de espetáculos e tem trabalhado como músico e/ou arranjador com artistas de todo o Brasil. Há 15 anos lidera o Arthur de Faria & Seu Conjunto. Assina até o momento 28 trilhas para teatro, balé, TV e cinema. Entre os trabalhos mais recentes para o cinema, destaca "Ainda Orangotangos" (2007), de Gustavo Spolidoro.  Medley de Revisitação (sobre poema de José Paulo Paes) e Berlim-Bonfim (Hique Gomez / Nei Lisboa), em duo de vozes, piano e violino com Hique Gomez, no documentário "Tango – Uma Paixão" (2008), de Saturnino Rocha.  Versão de “Polka Pula”, de C. Villela, gravada no CD Música pra Bater Pezinho é parte da trilha do longa "A Mulher Invisível" (2009), de Cláudio Torres, com Selton Mello e Luana Piovani. Trilha do longa-metragem "Insolação" (2010), de Felipe Hirsch e Daniela Thomas, estreado no Festival de Veneza.  Direção musical, arranjos, piano e participação do Arthur de Faria & Seu Conjunto no documentário em longa "Espia Só" (2010), sobre o músico e compositor gaúcho Octávio Dutra, dirigido por Saturnino Rocha.  Trilha do longa "A Última Estrada para a Praia" (2010), de Fabiano de Souza.

Enéas de Souza. Filósofo, economista, crítico de cinema.
Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e autor do livro “Trajetórias do Cinema Moderno”, lançado em 1965 e reeditado duas vezes, sendo a última em 2007, quando inclui entrevistas e artigos inéditos sobre filmes contemporâneos, como ‘Match Point’ de Woody Allen. Os textos são marcados por análises que se aprofundam na teoria do autor e traçam paralelos entre o cinema e a filosofia. Na efervescente década de 60, Enéas participou da revista Filme 66 e do Jornal de Cinema do Clube de Cinema de Porto Alegre. Tem textos publicados nos jornais 'Estado de São Paulo', 'Última Hora', 'Zero Hora' e na revista Ponto e Vírgula. Ministrou vários cursos, destacando entre eles, para o Centro Acadêmico da Faculdade de Filosofia e para o Colégio Júlio de Castilhos. Organizou reuniões de discussão de crítica de cinema no Instituto Cultural Brasileiro-Alemão, hoje Instituto Goethe. Em 2004, foi jurado do Festival de Cinema de Gramado, categoria 'Documentário'. É um dos organizadores do Seminário O Divã e a Tela, da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), onde trabalhou autores tão variados como Hitchcock, David Lynch, Orson Welles João Moreira Salles, Billy Wilder,  Bob Fosse, Vicent Minelli, Stanley Kubrick. John Huston, Michelangelo Antonioni, Eric Rohmer, Quentin Tarantino, Clint Eastwood, entre outros, num total de 42 filme até agora,  neste seminário que acontece desde 2005. Últimamente, além de ser um dos editores da revista Teorema, hoje em seu número 17, culmina por publicar vários artigos: "Em busca da imagem verdadeira" sobre José Padilha; "O pastor das bombas e o olhar terrorista" sobre Kathryn Bigelow; "O lado negro do mundo" sobre Michael Mann; "Do horror a beleza do cinema" sobre Alain Renais, comemorando os 50 anos da Nouvelle Vague; "O Olhar e a imagem da repetição" sobre Walter Salles; "A ressurreição e a ira das imagens" sobre Abel Ferrara; "Sarabanda e o pensar cinematográfico" sobre Ingmar Bergaman; "Crime sem castigo" sobre Woody Allen; "O rio de sangue no corpo da civilização" sobre David Cronemberg; e "O realismo urbano do devaneio" sobre Jorge Furdado.

Idealizadora do projeto
Isabel Ferlini. Produtora.
Formada em Relações Públicas, com especialização em Artes Visuais. Já atuou em agência de publicidade e proganda, assessoria de imprensa, comunicação e eventos. Antes da Curta o Circuito, trabalhou para os segmentos de pesquisa, ciência e tecnologia, redes de negócios, vídeolocadoras e entretenimento, cultura folclórica, literatura e dança. Agrega sua experiência aos projetos que coordena. É apaixonada pelo design, artes visuais e o cinema.


Parceiro na divulgação
Daniel Rodrigues. Jornalista.
Formado pela Famecos-PUCRS, em 2003. Atuou como repórter, editor de Cultura e sub-editor do site 359 Online, tendo por este ajudado a receber o 1º Lugar na Categoria Jornalismo de Web no XX Prêmio de Direitos Humanos em Jornalismo, em 2003. Mantém o blog de cinema O Estado das Coisas Cine e é apaixonado também por música, futebol, Antropologia, moda e bom Jornalismo. Atualmente, é Coordenador de Jornalismo do escritório Martha Becker Comunicação Corporativa, de Porto Alegre. Seu livro "Anarquia na Passarela: as influências do movimento punk nas coleções de moda" está previsto para ser lançado em 2011.