domingo, 2 de outubro de 2011

A TRAMA CINEMATOGRÁFICA E SUAS CONEXÕES.

 
Escritor e crítico de cinema Enéas de Souza encerra o ciclo Olhares Por dentro da Trama. 

Aprimorar o entendimento das imagens e narrativas fílmicas tem se transformado em um recurso cada vez mais importante na educação, na publicidade, na vida digital e real. A imagem em movimento e o gesto no tempo são alguns das questões a serem desvendadas na oficina O Filme e Suas Conexões, com Enéas de Souza, sábados à tarde, de 15 de outubro a 5 de novembro, na sede da produtora Curta o Circuito (Azenha, 1676, sala 303). 

Segundo Enéas, o cinema como arte é um pensar através da imagem e do som, envolvendo uma narrativa, não necessariamente uma história, e que através da montagem e de seus vários blocos de imagem em movimento, desenvolve um ritmo, que é o ritmo da forma do cinema. O cinema é uma forma de pensar que dá a pensar, já dizia Godard. Contudo entre a forma de pensar e que dá a pensar há um intervalo, onde habita um pensamento que nem o cineasta nem o espectador são capazes de conhecer automaticamente. Isso quer dizer que o cinema expressa mais que o cineasta acha que filmou e que o espectador muitas vezes viu. Durante a oficina, falaremos sobre isso, o que não é automaticamente visível, mas essencial a arte cinematográfica, nossa relação com o mundo e vice-versa. 

‘O Filme e Suas Conexões’ é a sétima oficina do ciclo ‘Olhares por dentro da Trama', que já discutiu o roteiro, a direção, a fotografia, a trilha, a montagem e, agora, sobre todos esses elementos em conexão. 

Enéas de Souza é filósofo, economista e crítico de cinema. Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e autor do livro 'Trajetórias do Cinema Moderno', lançado em 1965 e reeditado duas vezes, sendo a última em 2007, quando inclui entrevistas e artigos inéditos. Os textos são marcados por análises que se aprofundam na teoria do autor e traçam paralelos entre o cinema e a filosofia. Na efervescente década de 60, Enéas participou da revista Filme 66 e do Jornal de Cinema do Clube de Cinema de Porto Alegre. É um dos organizadores do Seminário O Divã e a Tela, da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), que acontece desde 2005. É um dos editores da Revista Teorema, hoje em seu número 18. Em agosto deste ano, lançou seu segundo livro: 'O Divã e a Tela'. Organizado em parceria com Robson Pereira, o livro é composto de textos originados de debates acerca de filmes dirigidos por Hitchcock, Ingmar Bergman, Bernardo Bertolucci, Orson Welles, Christopher Nolan, os irmãos Moreira Salles, além de ensaios sobre o cinema de José Padilha, entre outros. 

Olhares por dentro da Trama faz parte do projeto Olhares sobre o Cinema que acontece há quatro anos. O objetivo é debater sobre a arte, narrativas e técnicas. Este ano, o ciclo tem apoio da videolocadora E o Vídeo Levou, Apema e TVE. Inscrições pelo site www.curtaocircuito.art.br. Mais informações pelos telefones 3062-4370 e 93-272855, com Isabel.

CICLO OLHARES Por dentro da trama
O FILME e suas conexões, com ENÉAS DE SOUZA.
15 de outubro a 5 de novembro| sábados à tarde
Na produtora Curta o Circuito – Azenha, 1676/sala 303
Contato: 3062-4370 ou 93-272855, com Isabel

Outros textos relacionados a Enéas de Souza:
O Filme e sua conexões, programa.
Fernando Pessoa  
imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou deste texto?