sábado, 5 de março de 2011

O Passo Flutuante do Trem
















O filme em 35 m/m mais antigo do mundo; rodado em San Francisco USA a partir de uma câmera montada na frente de um bonde em 1906 , poucos meses antes do grande terremoto que destruiu virtualmente toda a cidade! O fascinante neste vídeo é que não sabemos nenhum detalhe sobre esta metragem - só que é bonito de assistir.
fonte: http://wn.com/1906_Air_La_Femme_D%27Argent 

Já, a trilha sonora é da dupla francesa 'Air'. "La Femme..." é a música de abertura do disco 'Moon Safari', que marcou a estréia da dupla em 1998. O disco foi super bem recebido pela crítica e hoje já é um "clássico moderno" junto com o 'Odelay do Beck' (1996) e o 'Big Calm', do 'Morcheeba' (1998). O 'Moon Safari' consta na lista daquele livro "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer", por exemplo. Uma coisa interessante é que "La Famme...", não só por anteceder o hit do disco, 'Sexy Boy', segunda faixa do CD, causando um proposital impacto ao passar de um clima instrumental longo (algo bastante anticomercial) e jazzístico para um tema bem mais dançannte, ainda dá o tom do que a banda se propõe conceitualmente. Esse ecletismo sonoro, casando coisas modernas e retrô faz com que não se enquadrem em nenhum estilo musical pré-definido.

Estilísticamente, pode-se dizer que a música tem inspiração no cool jazz e no jazz fusion com umas pitadas de soul americano dos anos 70, como os "grooves ambientais" do Marvin Gaye e do Isaac Hayes (essa coisa meio "chapada" de notas que parecem flutuar).


O nome da banda é a sigla de Amour, Imagination, Rêve, que significa Amor, Imaginação e Sonho. O Air costuma fazer parte das bandas sonoras dos filmes de Sofia Coppola.  
--------------------------------------

Para aqueles que se aventuram no audiovisual, lançamos o desafio. Envie um vídeo experimental de sua autoria, com duração de até cinco minutos, até 30 de março. Melhor vídeo - Valendo 1 vaga na primeira oficina do Ciclo. Email de contato: isabelferlini@curtaocircuito.art.br Escrever no assunto ‘DESAFIO OLHARES’. 
Os vídeos poderão ser realizados em qualquer tipo de equipamento que capture imagens em movimento. Os formatos de arquivos aceitos para o envio dos vídeos são wmv, mpeg, avi e flv. O tamanho máximo do arquivo a ser enviado é de 100 Megabytes. Os vídeos não selecionados pela produtora farão parte do blog e serão votados pelos leitores.

Os realizadores concorrentes, que enviarem os vídeos, têm responsabilidade sobre as informações prestadas e os vídeos - contendo imagens, sons ou qualquer outro conteúdo - enviados por eles (realizadores), de sua autoria ou sob sua responsabilidade legal.
A produtora pode unilateralmente recusar a inclusão de vídeos no blog bem como retirar do ar qualquer vídeo, a qualquer tempo, que não respeite os direitos autorais, possuem imagens, ou mensagens ofensivsas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou deste texto?