segunda-feira, 21 de março de 2011

OLHARES Sobre o Roteiro

Um bom roteiro não se resume apenas a ter uma boa idéia ou a colocá-la no papel. Ao longo desse processo, o que conta não é somente a capacidade de escrever, mas também de perceber o tipo de história que se quer contar.

Para a oficina que inicia sábado, dia 2 de abril, Vicente Moreno pretende explorar e aprofundar os fundamentos do roteiro cinematográfico, buscando uma maior compreensão sobre sua escritura e possibilidades de estrutura. Conflito, ação, personagem, temporalidade, focalização são apenas alguns dos elementos que serão abordados em aula. Mas a máxima do curso, segundo Vicente, é a formação do olhar através do acesso a diferentes aspectos do pensar e fazer cinema.

Vicente Moreno tem formação em Realização Audiovisual pela Unisinos, onde é professor do módulo de montagem e roteiro no curso de Especialização em Cinema. Atua no mercado audiovisual desde 2006 como roteirista, montador e diretor, realizando programas para televisão, curtas, médias e longas-metragens. É diretor dos curtas-metragens "Sem Sinal" (vencedor do prêmio Histórias Curtas 2009) e "Mãos Dadas”, ambos premiados com melhor direção. Entre os longas-metragens, os mais conhecidos são “Ainda Orangotangos” (2007), como assistente de direção; “A Última Estrada Para Praia” (2010), como co-roteirista e assistente de direção; e "ABSOLUTO - Internacional Bicampeão da América", como diretor.

Vicente Moreno é autor do texto 'O Olho Que Tudo Vê', publicado no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou deste texto?